O COLÉGIO ESTADUAL ENG. ILDO MENEGHETTI COMEÇOU O ANO DE 2013 ATENDENDO AO TOTAL (11 TURMAS DE 1ANO E 3 TURMAS DE 2 ANO) NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DA ESCOLA.
DAREMOS CONTINUIDADE AO CRONOGRAMA PLANEJADO PELA ESCOLA EM 2012 PARA OS 3 ANOS DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO:

COLÉGIO ESTADUAL ENG.ILDO MENEGHETTI
Rua Eugênio Rodrigues 4919 – Bairro Restinga – Poa/RS -Fone 51 32501147
Professor(a): Nara Dias Fagundes Disciplina: Seminário Integrado
1° Ano
COMPETENCIA E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
|
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
|
- Construir conhecimento como sujeito, autônomo, protagonista,
interativo, dialógico, crítico e reflexivo;
- Desenvolver Cidadania;
- Utilizar Pesquisa para:
1. Situar Tema e
Delimitação do Tema do Pré-Projeto de Pesquisa: Local e Global;
2 Desenvolver curiosidade,
motivação e determinação para construção do Pré-Projeto de
Pesquisa;
- Adquirir conhecimento, buscar a verdade frente às
relações: como planejamos, mantemos,
criamos e problematizamos o Pré-Projeto de
Pesquisa.
|
3.
Sondagem sobre conhecimentos de Informática (Dificuldades? Compreensão? Expectativas?)
4.
Seminário de Apresentações dos alunos em grupo
sobre (Surgimento e Evolução, Era
Atual e Tendências Futuras na Informática) com critérios de dicção, oratória
e desinibição.
5.
Utilização das Ferramentas do Sistema (Word, Excel,
Power Point e Windows Média Player).
·
quanto aos Aspectos da Comunidade;
·
quanto aos aspectos da Escola;
·
quanto aos Aspectos do Meio Ambiente;
·
quanto aos Aspectos da Família;
·
quanto aos Aspectos da Etnia;
·
quanto aos
Aspectos Pluriculturais.
8.
Estruturação dos Pré-Projetos de Pesquisa individuais
registrados em papel para analise do orientador
10. Adequação
das Normas ABNT,
para Fundamentação
Teórica,
|
Aulas motivacionais;
Aulas expositivas;
Leituras orientadas;
Aula dialogada;
Aula dirigida por
questionamentos;
Debate;
Elaboração dos
Pré-Projetos de Pesquisa;
Responder questões quanto ao Pré-Projeto de Pesquisa.: Para quê? Como? Por quê?
|
2° Ano
COMPETENCIA E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
|
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
|
-Construir conhecimento como
sujeito, autônomo, protagonista, interativo, dialógico, crítico e reflexivo;
- Desenvolver Cidadania;
-Organizar os instrumentos de registro do Projeto de Pesquisa;
- Adquirir conhecimento, buscar a verdade frente às
relações: como planejamos, mantemos, criamos e problematizamos o Projeto de
Pesquisa;
-Questionar, Refletir e
Problematizar para análise dos dados coletados no Projeto de Pesquisa .
|
2.1- Metodologia de Pesquisa:
-Bibliográfica: manuseio de
obras, quer impressas, quer capturadas via internet. (utilização de Fichas de
Leituras: apresentando uma síntese do pensamento do livro ou do capítulo,
enfoques abordados, pontos de vista defendidos, problemas tratados,
metodologia empregada, contribuições do autor e conclusões que esse autor
apontou, e alguma passagem que possa servir para uma citação direta ou
indireta);
-Observação: examinar fatos
ou fenômenos que se desejam estudar, obriga o pesquisador a um contato mais
direto com a realidade, ficando claro duração das observações (Descritiva e
Refletiva), planejando O QUE e COMO
observar;
-Entrevista: o sucesso desta
técnica está diretamente relacionado com a relação entrevistador e
entrevistado. verificando os Tipos de Entrevista, Preparação da entrevista e Condução
da entrevista:
- Questionário: técnica de
investigação composta por questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo
por objetivo o conhecimento de opiniões, interesses, expectativas, etc.
Verificando a construção do
questionário, o conteúdo das perguntas.
2.2 –Técnicas de Análise dos
Dados Coletados (Qualitativa e Quantitativa)
3. Análise do Material
Coletado
|
Aulas motivacionais;
Aulas expositivas;
Leituras orientadas;
Aula dialogada;
Aula dirigida por
questionamentos;
Debate;
Dinâmicas
vivências (testemunhos,
histórias oral, estudo de caso, ... )
Organização das
Técnicas da Pesquisa (Bibliográfica, Observação, Questionário, Entrevista)
para o Projeto de Pesquisa
Pesquisa de Campo
|
COMPETENCIA E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
|
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
|
- Construir conhecimento como sujeito, autônomo,
protagonista, interativo, dialógico, crítico e reflexivo.
- Desenvolver Cidadania
-Analisar e selecionar os instrumentos coletados;
-Questionar, Refletir e
Problematizar para a Construção da Conclusão
da Pesquisa .
-Conectar educação/trabalho, vindo a ser espaço de
transformação social.
|
1. Seleção
do Material Coletado e Analisado para digitação no Google Docs;
2. Preparação
da Conclusão da Pesquisa;
3. Apresentação
da Pesquisa;
4. Elaboração
do Projeto de Vida
5. Técnicas
de como se comportar em entrevistas de emprego;
5. Novas
profissões e atividades.
|
Aulas motivacionais;
Aulas expositivas;
Leituras orientadas;
Aula dialogada;
Aula dirigida por
questionamentos;
Debate;
Dinâmicas
vivências (testemunhos,
histórias oral, estudo de caso, ... )
Conclusão da
Pesquisa
Projeto de vida, planejamento de atividades, vida pessoal,
financeira, social, cultural etc.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário