sábado, 6 de abril de 2013


O COLÉGIO ESTADUAL ENG. ILDO MENEGHETTI COMEÇOU O ANO DE 2013 ATENDENDO AO TOTAL (11 TURMAS DE 1ANO E  3 TURMAS DE 2 ANO) NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DA ESCOLA.

DAREMOS CONTINUIDADE AO CRONOGRAMA PLANEJADO PELA ESCOLA EM 2012 PARA OS 3 ANOS DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO:
                                   
          COLÉGIO ESTADUAL ENG.ILDO MENEGHETTI
Rua Eugênio Rodrigues 4919 – Bairro Restinga – Poa/RS  -Fone 51 32501147
                              Professor(a): Nara Dias Fagundes      Disciplina: Seminário Integrado  
  
1° Ano                              
COMPETENCIA E HABILIDADES
CONTEÚDOS/CONCEITOS
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
- Construir  conhecimento  como sujeito, autônomo, protagonista, interativo, dialógico, crítico e reflexivo;

- Desenvolver Cidadania;

- Utilizar Pesquisa para:

   1. Situar Tema e Delimitação do Tema do Pré-Projeto de Pesquisa: Local e Global;

   2 Desenvolver curiosidade,
motivação e determinação para construção do Pré-Projeto de Pesquisa;

- Adquirir conhecimento, buscar a verdade frente às relações:    como planejamos, mantemos, criamos e problematizamos o Pré-Projeto de  Pesquisa.



  1. Apresentação Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico, Metodologia e Aulas.
  2. Definição de Seminário Integrado
3.      Sondagem sobre conhecimentos de Informática  (Dificuldades? Compreensão? Expectativas?)
4.      Seminário de Apresentações dos alunos em grupo sobre  (Surgimento e Evolução, Era Atual e Tendências Futuras na Informática) com critérios de dicção, oratória e desinibição.
5.      Utilização das Ferramentas do Sistema (Word, Excel, Power Point e Windows Média Player).
  1. Apresentação do Eixo Temático: Restinga.
  2. Pesquisa com Alunos para escolha das Delimitações do Tema, com Apresentação dos Motivos Temáticos:        
·         quanto aos Aspectos da Comunidade;
·         quanto aos aspectos da Escola;
·         quanto aos Aspectos do Meio Ambiente;
·         quanto aos Aspectos da Família;
·         quanto aos Aspectos da Etnia;
·         quanto aos  Aspectos Pluriculturais. 
8.      Estruturação dos Pré-Projetos de Pesquisa individuais registrados em papel para analise do orientador
  1. Adequação à Tecnologia “Google Docs” para digitação e compartilhamento dos Pré-Projetos com os professores e orientadores.
10.  Adequação das Normas ABNT,
  1. Metodologia de Pesquisa : Técnicas de Pesquisa Bibliográfica
para Fundamentação Teórica,
  1. Consulta das orientações das aulas de Seminário Integrado no Blog: politecnicoildo.blogspot.com.br
  2. Participação de Palestras sobre relatos de experiências de profissionais das áreas das Delimitações dos Temas escolhidos.
  3. Apresentação de Folders individuais contendo resumo do Pré-Projeto de Pesquisa digitado no Google Docs para participação uma Feira de Pré-Projetos de Pesquisa.
Aulas motivacionais;

Aulas expositivas;

Leituras orientadas;

Aula dialogada;

Aula  dirigida por questionamentos;

Debate;

Elaboração dos Pré-Projetos de Pesquisa;

Responder questões quanto ao Pré-Projeto de Pesquisa.:  Para quê? Como? Por quê?













                             
 2° Ano
COMPETENCIA E HABILIDADES
CONTEÚDOS/CONCEITOS
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
-Construir conhecimento como sujeito, autônomo, protagonista, interativo, dialógico, crítico e reflexivo;

- Desenvolver Cidadania;

-Organizar os instrumentos de registro do Projeto de Pesquisa;

- Adquirir conhecimento, buscar a verdade frente às relações: como planejamos, mantemos, criamos e problematizamos o Projeto de Pesquisa;

-Questionar, Refletir e Problematizar para análise dos dados coletados no Projeto de Pesquisa .

  1. Apresentação Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico, Metodologia e Aulas.

  1. Definição de Pesquisa e Coleta de Material para o Projeto de Pesquisa
2.1- Metodologia de Pesquisa:
-Bibliográfica: manuseio de obras, quer impressas, quer capturadas via internet. (utilização de Fichas de Leituras: apresentando uma síntese do pensamento do livro ou do capítulo, enfoques abordados, pontos de vista defendidos, problemas tratados, metodologia empregada, contribuições do autor e conclusões que esse autor apontou, e alguma passagem que possa servir para uma citação direta ou indireta);

-Observação: examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar, obriga o pesquisador a um contato mais direto com a realidade, ficando claro duração das observações (Descritiva e Refletiva), planejando  O QUE e COMO observar;

            -Entrevista: o sucesso desta técnica está diretamente relacionado com a relação entrevistador e entrevistado. verificando os Tipos de Entrevista, Preparação da entrevista e Condução da entrevista:
          - Questionário: técnica de investigação composta por questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, interesses, expectativas, etc. Verificando a  construção do questionário, o conteúdo das perguntas.
2.2 –Técnicas de Análise dos Dados Coletados (Qualitativa e Quantitativa)

3. Análise do Material Coletado


Aulas motivacionais;

Aulas expositivas;

Leituras orientadas;

Aula dialogada;

Aula  dirigida por questionamentos;

Debate;

Dinâmicas  vivências  (testemunhos, histórias oral, estudo de caso, ... )

Organização das Técnicas da Pesquisa (Bibliográfica, Observação, Questionário, Entrevista) para o Projeto de Pesquisa

Pesquisa de Campo








                                        
 3° Ano
COMPETENCIA E HABILIDADES
CONTEÚDOS/CONCEITOS
AVALIAÇÃO/RECUPERAÇÃO
- Construir  conhecimento como sujeito, autônomo, protagonista, interativo, dialógico, crítico e reflexivo.

- Desenvolver Cidadania

-Analisar e selecionar os instrumentos coletados;

-Questionar, Refletir e Problematizar para a Construção da Conclusão  da  Pesquisa .

-Conectar educação/trabalho, vindo a ser espaço de transformação social.














1.      Seleção do Material Coletado e Analisado para digitação no Google Docs;

2.      Preparação da Conclusão da Pesquisa;

3.      Apresentação da Pesquisa;

4.      Elaboração do Projeto de Vida

5.      Técnicas de como se comportar em entrevistas de emprego;

  1.  Elaboração de “currículo”.

  1. nInclusão no mundo do trabalho;

       5. Novas profissões e atividades.

Aulas motivacionais;

Aulas expositivas;

Leituras orientadas;

Aula dialogada;

Aula  dirigida por questionamentos;

Debate;

Dinâmicas  vivências  (testemunhos, histórias oral, estudo de caso, ... )

Conclusão da Pesquisa

Projeto de vida, planejamento de atividades, vida pessoal, financeira, social, cultural etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário