sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Relembrando a Formatação do Projeto de Pesquisa

NORMAS DA ABNT
1.Tamanho da Folha e Margens:
Folha A4 – 297mmx210 mm
Margens:    Superior: 3 cm
                 Inferior: 2 cm
                 Esquerda: 3 cm
                 Direita: 2 cm
                 Cabeçalho: 2 cm
2.Fonte:
Título – Times New Roman ou Arial, na cor preta, maiúscula, negrito. tam.14.
Subtítulo – Times New Roman ou Arial, na cor preta, maiúscula, normal, tam.12.
Texto – Times New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 12.
Citação – Com 3 linhas ou +  (Times New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 10, normal, em parágrafo separado, sem aspas).
                 Até 3 linhas (Times New Roman ou Arial, na cor preta,. 12, normal, dentro do parágrafo, entre aspas).

3.Número da Página: Deve constar no canto superior direito, a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos. Todas as folhas são contadas, iniciando-se pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada a partir da primeira página textual. Páginas com título não são numeradas, assim como Agradecimentos, Resumo, Sumário, Introdução, Conclusão e Referências. Se houver Capa, esta não entra na contagem.
  • CAPA 

Precisa constar: nome da escola, nomes completos dos alunos, título, cidade e ano.

 Fonte: Arial  ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14
Toda a página centralizada
Formatação do Google Docs

Após login com usuário e senha

 Ir em:  CRIAR - DOCUMENTO

Depois ir em : ARQUIVO – CONFIGURAR PÁGINA
Colocar Margens conforme Normas ABNT:
Superior 3, Inferior 2, Esquerda 3, Direita 2 e OK

Ir  em: FORMATAR- ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS e colocar 1,5

Formatação CAPA e FOLHA DE ROSTO no Google Docs:
Alinhar digitação AO CENTRO na caixa de formatação
ARIAL, Tamanho 14, NEGRITO (B)
CAPA ex:
COLÉGIO ESTADUAL ENG. ILDO MENEGHETTI
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
         1 enter
2
3
4
5
Nome do Aluno
Turma do Aluno
          1  enter
2
3
4
5
RESTINGA
Título da Pesquisa
        enter
2
3
4
5
6
PORTO ALEGRE
2013

  • Folha de Rosto 

Precisa constar: nome dos alunos, título, professor orientador, turma, cidade e ano.
Fonte: Arial   ou Times New Roman - Tamanho da fonte: 14

Toda a página centralizada
FOLHA DE ROSTO ex:
Nome do Aluno
        1 enter
2
3
4
5
RESTINGA
Título da Pesquisa
        1 enter
2
3

4
5
Alinhar à direita  ........               Projeto de Pesquisa apresentado
para Conclusão do 1º Ano do
Ensino Médio Politécnico.
       1enter
Orientador: Deixar em branco
       1enter
2
3
4
Alinhar novamente ao Centro   PORTO ALEGRE
 2013
No Google Docs:
Clicar em INSERIR - NÚMERO DE PÁGINAS 
Selecionar POSIÇÃO (Início da Página - cabeçalho)  
ALINHAMENTO: Direito
Tirar o selecionado do ítem: MOSTRAR NÚMERO NA 1ª PÁGINA
FORMATAR  - NUMERAÇÃO DE PÁGINA
INICIAR EM:  3 (este número já está descontando a capa e a folha de rosto, assim ele inicia a contagem no sumário) 

  • Sumário
 Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a folha de rosto.
EX:

1 PROJETO DE PESQUISA......
1.1 TEMA...................................
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA......
1.3 PROBLEMA...............................
1.4 QUESTÕES DE PESQUISA...........
1.5 OBJETIVOS..............
      1.5.1 Objetivo Geral..............
      1.5.2 Objetivos Específicos........
1.6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........
1.8 METODOLOGIA...............
      1.8.1 População e Amostra..........
      1.8.2 Coleta e Análise de Dados.............
1.9 CRONOGRAMA...............
2 PESQUISA.................
      2.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA.........
3 ANÁLISE DOS RESULTADOS.......
      3.1 ANÁLISE QUALITATIVA.........
      3.2 ANÁLISE QUANTITATIVA...........
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............
REFERÊNCIAS.........
ANEXOS....................
  • Na Introdução (1 PROJETO DE PESQUISA)

Ela pode conter um breve histórico sobre o tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto.
 Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões (se houver).
  • Desenvolvimento
           O texto sobre o tema pesquisado, dividido em seções.
      
  • Citações (dentro da FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA) Vamos ver na aula de Seminário Integrado os tipos de Citações

CITAÇÃO CURTA


           As citações curtas (até três linhas) diretas são incluídas no texto destacadas entre “aspas”, precedidas ou sucedidas da indicação de autoria. As indiretas também devem ter a indicação da fonte consultada.
Exemplo de citação direta curta:
“Esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre” (CHIAVENATO, 2000, p. 310).

Ou

Para Chiavenato (2000, p. 310) “esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre”.

CITAÇÃO LONGA
          As citações longas (mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificado, com a mesma fonte do texto, em tamanho 10 e espaçamento simples.
Exemplo de citação longa direta:
 A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. Chiavenato (2000, p. 302) afirma:

 
Confirma-se, mais uma vez que a motivação é diferente para cada indivíduo. Devido a isto, muitas organizações preocupam-se em descobrir como motivar seus funcionários para, desta forma, melhorar os serviços oferecidos.

CITAÇÃO DE CITAÇÃO 



          É a menção de um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por ter sido citado em outro trabalho. Deve ser evitado esse tipo de citação, procurando-se sempre consultar o documento original.

Exemplo:
Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) “..........................”.

“[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservando de modo encapuçado na Carta de 1946” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).



  • Conclusão (1 folha)
        Deve conter análise crítica do trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas. Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas, sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para implementação; questões a serem estudadas futuramente.
  • Referências
     Utiliza-se a designação Referências para indicar todas as fontes citadas no texto, inclusive eletrônicas. 

Exemplos:
  •   1 autor
FORATTINI, O. P. O Brasil e a medicina tropical. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 116-120, abr. 1997b.
  •  Dois ou três autores
Quando houverem dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
Exemplo
ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignaçõesPsicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.
  •  Mais de três autores
Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.
Exemplo
PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler injuries and parental interventionsBehavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, p. 271-297, 2002.
  •  Autoria desconhecida
Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.
Exemplo
CONSULTORIO del amor: edicación sexual, creatividad y promoción de salud. La Habana: Academia, 1994. 137 p.
  •   Documento publicado na Internet
AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso
Exemplo
FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em:http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2002.
  •  Fitas de vídeo
SOBRENOME, PRENOME(s) dos produtores e diretores.  Título: subtítulo (se houver). [Filme-vídeo]. Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do diretor.. Local, Instituição, ano. Descrição física do material, duração do filme. Descrição do tipo. som.
Exemplo
CAPOVILLA, F. C.; GUIDI, M. A. A. Recursos de hardware para análise experimental do comportamento humano. [Filme-vídeo]. Produção de Fernando César Capovilla, direção de Mário Arturo Guidi. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1990. 1 cassete VHS / NTSC, 22 min. color. son. 

  •   ANEXOS 
  • Todos os documentos originais que fazem parte da Coleta de Dados (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Autorizações e Folha do Registros das Horas Atividade)


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